Pesquisa vinculada: PEDAGOGIA DA PACHAMAMA/TAYTA INTI (Mãe da vida na Terra/Pai Sol) COMO EMANCIPAÇÃO, LIBERTAÇÃO E VIDA

Tema tratado: Trans e Intereducacionalidade (trans e interdisciplinatridade) e disciplinaridade como interação educativa

Apresentação 1.0 PEDAGOGIA DA PACHAMAMA/TAYTA INTI: Emancipação, Libertação e Vida sem Fronteiras

A primeira Apresentação (1.0) se caracteriza como uma abordagem que trata da fundamentação da pedagogia da Pachamama/Tayta Inti, referenciada em contextos de povos originários e em postura educativa marcada pela dualidade tenção/tensão. Essa primeira abordagem mostra a necessidade de as pessoas envolvidas com a educação, encontrarem os ritmos que constituem o seu envolvimento e interesse com o tema em pauta e sua condição de ser planetário. Com essa percepção a pessoa se desenvolve com aprimoramento da sensibilização e da intensificação caminhando com a possibilidade de alcançar o que é nominado como metamorfose. Essa primeira Apresentação aponta a pedagogia com base em tríades em lugar de dualidade pelo fato das tríades gerarem movimento circulares espirais o que é mais abrangente que o movimento de pêndulo como ocorre entre apenas duas posições.

ACESSO
Apresentação 1.1 Relevância e Importância da Trans, Inter e Disciplinaridade na Educação.

A segunda Apresentação (1.1) mostra a relação da Educação escolar de natureza bancária em contrapartida com a escolarização, a qual se referencia na perspectiva de emancipação a favor da vida com dignidade e aponta a relação da educação como processo ético, moral, estético e político, além de apresentar uma concepção de educação que rege essa proposta de fazer educação no viés da libertação e da autonomia para a Emancipação a favor da Vida.

ACESSO
Apresentação 1.2 O que é Ser Transdisciplinar?

A terceira Apresentação (1.2) expõe a Flor de Soraypampa na qual se desenvolvem os Princípios Essenciais que caracterizam a dinâmica de Transeducação constituída por 12 princípios com os devidos desdobramentos, para que os educadores percebam em si a presença desses aspectos. Espera-se que a Transeducacionalidade ocorra na medida em que esses aspectos são incorporados, e transpareçam nas atitudes e relações interpessoais, estimulando nos parceiros, atitudes de aproximação e interação, conforme os princípios apontados no esquema.

ACESSO
Apresentação 1.3 Promovendo Interdisciplinaridade na Educação

A quarta Apresentação (1.3) aponta o esquema nomeado Sol de Pasto, que apresenta os referenciais de relação constituintes da intereducacionalidade com sete voltas espirais de elementos que caracterizam uma dinâmica interpolar. Essa dinâmica ocorre com a agregação e soma dos aspectos anteriores com os subsequentes promovendo interações de conhecimentos e atitudes permeados por coerência linguística que apontam a natureza política e relacional da educação. A intereducacionalidade se completa com a segunda parte caracterizada pelos debate da dinâmica que caracteriza os referenciais de cognição, amparados em três dimensões: conceitual; pedagógico-didática e de cognição em torno dos quais se organizam os conteúdos desenvolvidos.

ACESSO
Apresentação 1.4 Disciplinaridade na Educação.

A quinta Apresentação (1.4) desse bloco aponta como fazer a dinâmica de organização de conteúdos com base nos interesses apontados pelo grupo a que se destina o processo educativo.

ACESSO
Apresentação 1.5 Refletindo sobre Ser Transdisciplinar.

A sexta Apresentação (1.5) está referenciada nas unidades transdisciplinares propostas por Basarab Nicolescu.

ACESSO