POWER POINTS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDOS PELO PROF. DR. ERNESTO JACOB KEIM E DISPONIBILIZADOS A QUEM OS DESEJAR, COM BASE NAS TRÊS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO LEFEMA

Consulte aqui o índice das apresentações

Bloco 1 - Trans e Intereducacionalidade (trans e interdisciplinatridade) e disciplinaridade como interação educativa

Pesquisa vinculada: PEDAGOGIA DA PACHAMAMA/TAYTA INTI (Mãe da vida na Terra/Pai Sol que energiza a terra fecunda), COMO EMANCIPAÇÃO DAS AÇÕES HUMANAS À FAVOR DA VIDA

Acesso

Bloco 2 - Educação e vida: Linguagem, Filosofia e Emancipação, na Superação da Barbárie

Pesquisa vinculada: PEDAGOGIA DA PACHAMAMA/TAYTA INTI (Mãe da vida na Terra/Pai Sol que energiza a terra fecunda), COMO EMANCIPAÇÃO DAS AÇÕES HUMANAS À FAVOR DA VIDA

Acesso

Bloco 3 - : Ciência, Educação e Metamorfose – Do Rastejar ao Pleno Voo

Pesquisa vinculada: FENOMENOLOGIA E O SER PLANETÁRIO REFERENCIADOS EM SCHILLER E GOETHE NA EDUCAÇÃO E NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Acesso

Bloco 4 - Educação, Emancipação e Vida Planetária (Educação Ambiental)

Pesquisa vinculada: EDUCAÇÃO COMO EMANCIPAÇÃO À FAVOR DA VIDA (educação ambiental) REFERENCIADA EM COSMOVISÃO, INTERCULTURALIDADE E VIDA PLANETÁRIA

Acesso

Bloco 5

Educação, pedagogias e filosofia. Temas pontuais e teóricos (extraídos das apresentações blocos 1, 2, 3, 4)

Acesso

Bloco 6

Diversos

Acesso

Bloco 7

Poemas e Artes

Acesso

Bloco 8

Apresentações em Eventos

Acesso

 

 

 

Índice:

BLOCO 1

Pesquisa vinculada: PEDAGOGIA DA PACHAMAMA/TAYTA INTI (Mãe da vida na Terra/Pai Sol) COMO EMANCIPAÇÃO, LIBERTAÇÃO E VIDA

Tema tratado: Trans e Intereducacionalidade (trans e interdisciplinatridade) e disciplinaridade como interação educativa

Apresentação 1     Pedagogia da Pachamama/Tayta Inti: Emancipação e libertação e vida sem fronteiras.

Apresentação 1.1  Educação na Pedagogia da Pachamama/Taita Inti

Apresentação 1.2  Ser Transeducacional (transdisciplinar) na Educação

Apresentação 1.3  Promovendo Intereducacionalidade (interdisciplinaridade) na Educação

Apresentação 1.4  Disciplinaridade na Educação

Apresentação 1.5  Refletindo sobre Ser Transeducacional (transdisciplinar)

 

BLOCO 2

Pesquisa vinculada: PEDAGOGIA DA PACHAMAMA/TAYTA INTI (Mãe da vida na Terra/Pai Sol) COMO EMANCIPAÇÃO, LIBERTAÇÃO E VIDA.

Tema Tratado: Educação e vida: Linguagem, Filosofia e Emancipação, na Superação da Barbárie

Apresentação 2.1   Educação como Responsabilização Humana.

Apresentação 2.2.  Educação, Filosofia, ontologia e vida.

Apresentação 2.3   Educação: Política e Cidadania.

Apresentação 2.4   Educação: Ética e Moral e posição Anti-Colonial

Apresentação 2.5   Educação e Linguagem

Apresentação 2.6   Educação e Pedagogia Freiriana

Apresentação 2.7   Teorias das Representações em Lefebvre e do Reconhecimento em Honneth na superação da Escravidão e da Condição Colonial.

 

BLOCO 3

Pesquisa vinculada: FENOMENOLOGIA SCHILLER-GOETHIANA E A PESQUISA CIENTÍFICA

Tema Tratado: Ciência, Educação e Metamorfose – Do Rastejar ao Pleno Voo

Apresentação 3.1   A Fenomenologia Schiller-Goethiana na Educação e na pesquisa como agente de metamorfose.

Apresentação 3.2   Vida e Pesquisa Científica.

Apresentação 3.3   Pesquisa em Ciências Humanas e Ciências Ambientais Referenciadas na Fenomenologia Schiller-Goethiana

 

BLOCO 4

Pesquisa: EMANCIPAÇÃO, VIDA, COSMOVISÕES E BUEN-BIEN VIVIR COMO GRITO PELA VIDA

Tema Tratado: Educação, Emancipação e Vida Planetária (Educação Ambiental)

Apresentação 4.1   Educação e Emancipação a favor da Vida, (educação ambiental) e Princípios Eco Vitais.

Apresentação 4.2.  Ancestralidade: Cosmovisão, cosmologia e Buen-Bien Vivir

Apresentação 4.3   Planetarização/Mundialidade/Internacionalidade e Vida com Dignidade.

Apresentação 4.4   Pedagogia do Cuidado

Apresentação 4.5   Emancipação Humana Frente à Banalização do Mal

Apresentação 4.6   Liberdade, Libertação, Emancipação e Arte.