*Em Reestruturação.
COORDENADORES |
Líder | Líder do Grupo |
Nome | Ernesto Jacob Keim |
Instituição | Universidade Federal do Paraná |
ernestojacobk@gmail.com | |
Vice Líder | Vice- Lider do Grupo |
Nome | Prof. Dr. Guilherme Sippel Machado |
Instituição | Universidade Federal do Paraná |
guismachado@ufpr.br |
GRUPO DE PESQUISA |
||
Nome do Grupo | EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA |
Instituição que o sedia | Universidade Federal do Paraná |
Coordenador do grupo | Ernesto Jacob Keim |
ernestojacobk@gmail.com | |
Outras Instituições participantes | Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP Universidade de Nariño, Pasto, Colômbia Universidade Nove de Junho UNINOVE Universidade Regional de Blumenau, FURB |
Participação em redes de pesquisa | Rede Nacional Mestrado Profissional de Ensino de Ciências Ambientais |
Colaboradores estrangeiros | Ana Barrios – UNINARIÑO Nelson Torres Veja – UNINARIÑO José Daniel Garcia Sanchez – UNIV. NACIONAL em Bogotá, CO. |
Endereço na Web | |
Linhas de Pesquisa | Linha 1 – Educação, Fenomenologia e Emancipação; Linha 2 – Educação em Química; Linha 3 – Trabalho e Formação docente |
Breve histórico e objetivos do grupo | Este Grupo de Pesquisa se organiza com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão no âmbito da docência em Ciências Exatas junto ao curso de licenciatura em Ciências Exatas vinculado ao Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná CEM-UFPR, visando a melhoria e adequação da formação de docentes para o ensino médio da região litorânea do Estado do Paraná. Este grupo se organiza fundamentalmente em três eixos: a abordagem fenomenológica, a abordagem crítica e a abordagem pragmática da educação, voltada para o ensino de física, química e matemática, tendo clara a necessidade de diálogo interativo entre diferentes correntes pedagógicas e filosóficas, para dar conta dos desafios e da complexidade inerente às atividades de docência nestas áreas. O título deste grupo se caracteriza como compreensão de como a educação e a emancipação estão inseridas e se caracterizam como inerentes à ciência e à tecnologia, por isso, a utilização da contração “na” ciência e “na” tecnologia e não a contração “da” ciência e “da” tecnologia, pois partimos da premissa que a ciência e a tecnologia têm a educação e a emancipação como referenciais de sua existência. |
Linhas de Pesquisa | |||
|
|||
|
|||
|
Linha de pesquisa 1 | Educação Fenomenologia e Emancipação
Coordenador da linha: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim |
||
Objetivos e histórico da linha | Essa linha tem o propósito de desenvolver na formação docente, abordagem referenciada na Emancipação humana e da vida como um todo cósmico. Para tanto se desenvolve de forma continuada desde o início da década de 1970, com a caracterização e fundamentação da educação se como processo inter e transdisciplinar que viabilize libertação, autonomia e emancipação. Essa postura ação tem o foco de promover enfrentamento à barbárie que de certa forma, caracteriza o fazer e o ser contemporâneo, inserido no contexto civilizatório, que se ampara na competição e na acumulação individualista. Essa linha se referenda na perspectiva de estudos e saberes focados na formação docente e na ação discente, com a fenomenologia e em especial com a fenomenologia proposta por Johann W. Goethe. A opção pela fenomenologia goethiana se referenda em pensar e fazer que tem a vida como aspecto cósmico, que transcende a materialidade, buscando a interação da subjetividade com a objetividade sem perder sintonia com o rigor acadêmico e a organização de argumento plenamente defensáveis. A dinâmica de pesquisa, ensino e extensão que caracterizam o fazer dessa linha, transita empiricamente dos saberes e práticas dos sujeitos, na organização de significação que transcenda a postura e o acervo do institucionalizado e escolarizado para viabilizar educação como algo que busca e promova mudanças significativas a favor da vida planetária. Os estudos culturais numa abordagem anticolonial, denotam postura insurrecional nas abordagens dessa linha, tanto em seus textos, quanto em suas propostas que transitam da gestão dos saberes e fazeres educativos e escolares como nas abordagens que tratam do imaginário e do simbólico, como aspectos inerentes à condição de humanidade a que essa linha se volta com radicalidade e determinação em seus ritmos, sensibilizações e intensificações com ênfase nas linguagens e nas teorias quântica, do caos, da complexidade e do acaso. Essa condição particular defendida por essa linha leva a uma opção clara pela que foi nomeado Pedagogia da Pachamama, que se referenda em saberes originários e nos propósitos de revitalização da vida planetária na radicalidade política e filosófica do Bem Viver. |
||
Projetos e pesquisas da linha… | Encerradas: Sem registros por ser programa recém-criado.Em andamento: Pesquisa Associada: Museu Escola da Floresta e da Água: uma plataforma digital participativa de educação ambiental, com USP Rio Claro e MPROFCIAMBPrograma: Educação da Emancipação, Pesquisa Científica e a Fenomenologia Pesquisas Decorrentes Pesquisa 1: Fenomenologia Goethiana na Educação e a Pesquisa Científica. Pesquisa 2: Pedagogia da Pachamama (Mãe Terra), como processo Trans, Inter e Disciplinar, de natureza, Intercultural e Inter étnica. Pesquisa 3: Educação da Emancipação Humana (Educação Ambiental): Cosmovisão, Interculturalidade e Vida Planetária. |
||
Projetos de extensão da linha… | Encerradas: Sem registros por ser programa recém-criado.Em andamento: Projeto 1: Reforço em Matemática básica: linguagem e emancipa-ção. Projeto 2: Educação Escolar da Criança e Emancipação Humana; Projeto 3: Emancipação Humana na Perspectiva Intercultural e Inter étnica, referenciada na Ancestralidade, na Comu-nicação e nos sistemas de Partilha (economia e produção). |
||
Atividades de docência vinculadas à linha… | Encerradas: Sem registros por ser programa recém-criado.Em andamento: Aulas vinculadas à perspectiva Pedagógico-Didática na licenciatura em ciências Exatas. Aulas vinculadas à perspectiva Pedagógico-Didática junto ao Mestrado Profissional de Ensino de Ciências Ambientais. Aulas referentes a Ciência, Sociedade e Tecnologia e de Sociologia vinculadas aos cursos de engenharia. |
||
Principais produções da linha | LIVROS KEIM, Ernesto Jacob; Gakran, Nanblá ; COSTA, Carlos Odilon da ; VIEIRA, Gleison ; SANTOS, R. F. . Educação na Diversidade Étnica: educação escolar indígena no contexto pós e anticolonial. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2014. v. 1. 507p. LOPES. Clodomir Aparecido (Org.); KEIM, Ernesto Jacob (Org.). Reflexões Filosóficas: Ensaios Sobre a Contemporaneidade. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2012. v. 1. 170 p. KEIM, Ernesto Jacob; SILVA, Carlos José. Capoeira e Educação Pós-colonial: Ancestralidade, Cosmovisão e Pedagogia Freiriana. 1. ed. São Paulo: Paco Editorial, 2012. v. 8. 152p. KEIM, Ernesto Jacob; LOPES. Clodomir Aparecido. Reflexões Filosóficas: Ensaios sobre a contemporaneidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012. 163p . KEIM, Ernesto Jacob; SANTOS, R. F. Educação e Sociedade Pós-colonial: Linguagem, Ancestralidade e o Bem Viver. 1. ed. São Paulo: Paco Editorial, 2012. v. 9. 204 p. KEIM, Ernesto Jacob. Educação da Insurreição: Emancipação Humana, Ontologia e Pedagogia em Georg Lukács e Paulo Freire. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. v. 1. 186pCAPITULOS DE LIVRO KEIM, Ernesto Jacob. Educação Escolar Indígena – Interculturalidade e territórios etnoeducacionais – possibilidades e realidade. In: KEIM, Ernesto Jacob; GAKRAN, Nanbla; COSTA, Carlos Odilon da; VIEIRA, Gleison; SANTOS, Raul Fernand dos. (Org.). Educação na Diversidade Étnica: Educação escolar indígena no contexto pós e anti colonial. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 37-52. KEIM, Ernesto Jacob; SANTOS, R. F. Revitalização da língua de um povo originário e a constituição linguística como ação anticolonial. In: KEIM, Ernesto Jacob; GAKRAN, Nanbla; COSTA, Carlos Odilon da; VIEiRA, Gleison; SANTOS, Raul Fernand dos. (Org.). Educação na Diversidade Étnica: Educação escolar indígena no contexto pós e anti colonial. 1 ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 447-466. KEIM, Ernesto Jacob. Ontologia de Steiner e Freire e o Bem Viver como agentes de libertação por meio da educação. In: VEIGA, Marcelo da; STOLZ, Tânia. (Org.). O Pensamento de Rudolf Steiner no debate acadêmico. 1 ed.Campinas: Editora Alínea, 2014, v. 1, p. 181-212. KEIM, Ernesto Jacob. Sentimento – Sensibilização como referenciais originários Xokleng/Laklãnõ. In: KEIM, Ernesto Jacob; GAKRAN, Nanbla; COSTA, Carlos Odilon da; VIEiRA, Gleison; SANTOS, Raul Fernand dos. (Org.). Educação na Diversidade Étnica: Educação escolar indígena no contexto pós e anticolonial. 1 ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 257-260ARTIGO KEIM, Ernesto Jacob. Interações de Rudolf Steiner com uma Educação Anticolonial. Educar em Revista (Impresso), v. 56, p. 85, 2015 |
||
Coordenação e integrantes da linha 1 | Coordenador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim http://lattes.cnpq.br/8210694184550980 Convidados externos: Prof. Dr. Jonas Bach Junior, UFTM http://lattes.cnpq.br/1101841734003456 Prof. Dr Adolfo Ramos Lamar, FURB http://lattes.cnpq.br/2295885579063119 Mestrandos: Karyna Brunetti Lucinda http://lattes.cnpq.br/6449410678560169 Graduandos – Monica Mariano Campos- Caroline Fernandes de Oliveira. http://lattes.cnpq.br/4845725407026509 – Leandro Araujo de Freitas- DYno Luis Kolzenti Palmas- Gustavo D’Oliveira Técnico administrativo |
Linha de Pesquisa 2 | Educação em Química
Coordenador da linha: Prof. Dr. Guilherme Sippel Machado |
|||
Objetivos e histórico | Como Educação em Química, essa linha de pesquisa se apresenta como proposta de desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino e aprendizado de conceitos envolvendo a ciência química e suas especificidades para todos os níveis de ensino: básico, médio e superior. | |||
Projetos e pesquisas da linha… | Encerrado: A Experimentação em Química no Auxílio às Aulas em Colégios Estaduais na Região de Pontal do Paraná. Aprovado no Edital Licenciar 2015.Em andamento: Projeto 1: A Experimentação em Química no Auxílio às Aulas em Colégios Estaduais na Região de Pontal do Paraná. Submetido ao Edital Licenciar 2017. Projeto 2: A relação Química Verde e as questões de Química do ENEM. |
|||
Projetos de extensão da linha… | Encerradas: Sem registros por ser programa recém-criado.Em andamento: Projeto: Química Verde e Sustentabilidade: contribuindo com a conscientização ambiental em Pontal do Paraná. |
|||
Atividades de docência vinculadas à linha… | Encerradas: Sem registros por ser programa recém-criado.Em andamento: Orientação de TCC no tema “Experimentação em Química” e “Produção de materiais paradidáticos”. |
|||
Principais produções da linha | Resumos publicados em anais de evento: 1. BRINHOSA, Dayane Carla; MACHADO, Guilherme Sippel . Investigando a relação entre a Química Verde e as questões de química do ENEM. QVE-001. In: 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiânia – GO. Programa da 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo – SP: Editora da SBQ, 2016. v. Único. p. 71-71.2. BRINHOSA, Dayane Carla; MACHADO, Guilherme Sippel. Investigando a relação entre a Química Verde e as questões de química do ENEM. In: 8ª SIEPE – Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão UFPR, 2016, Curitiba. Resumos do ENAF – Área da Educação na 8ª SIEPE. Curitiba: Editora da UFPR, 2016. p. 282-282.3. KERKHOFF, Camila Fabricio; OKA, Talissa Naomi. COMPARIN, Eliane do Rocio Alberti ; MACHADO, Guilherme Sippel . A experimentação em química no auxílio às aulas em colégios estaduais da região de Pontal do Paraná. In: 8ª SIEPE – Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – UFPR, 2016, Curitiba. Resumos do ENAF – Área da Educação na 8ª SIEPE. Curitiba: Editora da UFPR, 2016. v. Único. p. 51-51.4. MACHADO, Guilherme Sippel; COMPARIN, Eliane do Rocio Alberti ; KERKHOFF, Camila Fabricio ; OKA, Talissa Naomi. A experimentação em química no auxílio às aulas em colégios estaduais da região de Pontal do Paraná. In: 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE – UFPR, 2015, Curitiba. Resumos da SIEPE. Curitiba: Editora da UFPR, 2015. v. ENAF. p. 1-1. 5. OKA, Talissa Naomi; NEIVERTH, Alessandro Vieira ; MACHADO, Guilherme Sippel. Contribuições da Química Verde e Sustentabilidade para a conscientização ambiental na região de Pontal do Paraná. In: XXII Encontro de Química da Região Sul, 2015, Joinville. XXII Encontro de Química da Região Sul. Joinville, 2015. v. Único. Capítulo de Livro aceito para publicação: |
|||
Coordenação e integrantes da linha 2 | Coordenador: Prof. Dr. Guilherme Sippel Machado http://lattes.cnpq.br/4681906864342928 Convidados externos: Não há. Mestrandos: Não há. Estudantes de graduação: – Alessandro Vieira Neiverth – http://lattes.cnpq.br/7204679102194868 – Dayane Carla Brinhosa – http://lattes.cnpq.br/9955002613051015 – Samara Cristine Bruck http://lattes.cnpq.br/6953549856493512 Técnico Administrativo – Marco Antônio dos Santos http://lattes.cnpq.br/8409533587774260 |
Linha de Pesquisa 3 | Trabalho e Formação docente
Coordenador da linha: Prof. Dra. Eliane Alberti Comparin |
|||
Objetivos e histórico da linha | A linha Trabalho e Formação docente tem por objetivo, compreender em que medida as condições de trabalho e a mobilização dos conhecimentos científicos adquiridos no processo de formação estruturam a vida laboral do docente. Consideramos fundamental, para estabelecermos as categorias de análise dos dados coletados, as contribuições advindas do campo da educação e trabalho, levando em conta que as mudanças observadas no mundo do trabalho nas últimas décadas têm impactado as condições do trabalho docente e gerado novas demandas de formação. | |||
Projetos e pesquisas da linha… | Encerradas: Sem registros por ser programa recém-criado.Em andamento: |
|||
Projetos de extensão da linha… | Encerradas: Sem registros por ser programa recém-criado.Em andamento: Educação, Meio Ambiente e Cidadania Descrição: O projeto de extensão Educação, Meio Ambiente e Cidadania fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná e a Secretaria Municipal de Educação de Pontal do Paraná, pretende oferecer formação em serviço aos docentes e gestores da rede municipal, por meio de conteúdos que possibilitem o reconhecimento e interpretação de questões relacionadas com a práxis docente. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Integrantes: Eliane do Rocio Alberti Comparin – Coordenador / Guilherme Sippel Machado – Integrante / Carlos Adalberto Schnaider Batista – Integrante / Ernesto Jacob Keim – Integrante / Pedro Toledo Netto – Integrante / Lilian Mello – Integrante / Fernando Augusto Silveira Armani – Integrante / Gabriela Kaiana Ferreira – Integrante. |
|||
Atividades de docência vinculadas à linha… | Encerradas: Sem registros por ser programa recém-criado.Em andamento: Aulas vinculadas as disciplinas pedagógicas nos cursos de licenciatura em Ciências Exatas e Geografia.Orientação de TCC nos temas: Formação docente nas Ciências Exatas e sua relação com as dificuldades de Aprendizagem no Ensino Médio; Didática no Ensino de Geografia; Pedagogia Waldorf e sua relação no ensino de Geografia; Análise de Propostas Curriculares na área de Geografia no Ensino Médio: um estudo de caso. |
|||
Principais produções da linha | Capítulo de Livro aceito para publicação: KERKHOFF, Camila Fabricio; OKA, Talissa Naomi; COMPARIN, Eliane do Rocio Alberti ; MACHADO, Guilherme Sippel. Título: “A pesquisa na formação docente e sua relação com a práxis pedagógica na área de Química”. “Caderno do Professor PROGRAD – Formação Inicial e Continuada de Professores”, 2017. |
|||
Coordenação e integrantes da linha 3 | Coordenador: Prof. Dra. Eliane Alberti Comparin http://lattes.cnpq.br/8395587783397691 Convidados externos: Não há. Mestrandos: Não há. Estudantes de graduação: – Talissa Naomi Oka. http://lattes.cnpq.br/1317199083848334 – Erick da Silva Campos. http://lattes.cnpq.br/7905497417110074 – Roberto Augusto Lazzarotto Pereirahttp://lattes.cnpq.br/4059515552077096Técnico Administrativo: |
|||