Conhecer e Compreender o LEFEMA

Este laboratório se caracteriza como campo de trabalho vinculado ao Grupo de Pesquisa, Educação e Emancipação da Ciência e da Tecnologia, que atua junto à Universidade Federal do Paraná. Nele são desenvolvidas ações referenciadas em proposta filosófica e pedagógico-didática, manifesta como anti-colonial, no sentido de buscar formas que atendam a propósitos, que privilegiem a vida como processo em permanente emancipação, focada na plenitude da gratuidade e da sublimidade que caracterizam a dimensão da plenitude.

Nessa perspectiva a liberdade se caracteriza como processo pessoal e intransferível, mas desencadeado por processos que nominamos de libertação que significa ação para alcançar o libertas que em latim significa a plenitude humana. Assim espera-se que essa interação e busca com os componentes e integrantes que permeiam o cotidiano das pessoas, viabilize o propósito mais amplo dessa organização que é de superar o que gera e promove opressão e barbárie.

Em termos operacionais das ações desse laboratório se destacam o desenvolvimento de argumentos, voltados para a formação de professores e o desenvolvimento teórico inovador, no campo da Educação, referenciando-se na Fenomenologia Schiller-Goethiana. Essa opção remete a um processo pelo qual se pretende desencadear formas de educação e pesquisa que se amparam em argumentos desafiadores que promovem o encontro com aspectos humanos, como a intuição e a subjetividade para atender à capacidade de criação e de mudanças a que os pesquisadores são desafiados a todo o tempo.

Assim fica evidente que esse laboratório acolhe a perspectiva da subjetividade inerente aos argumentos, que se sustentam na complexidade e na abordagem caótica que permeia a vida, ao valorizar referenciais de ancestralidade, cosmovisões e culturas diversificadas, as quais contribuem para apontar caminhos de inclusão das diversidades que constituem a dinâmica planetária.

Baixe aqui o documento anexo “Conhecer e Compreender o LEFEMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *